O seguro para frota pode ser contratado por pessoa física ou jurídica e vai estabelecer separadamente ou de forma combinada a cobertura do veículo (casco) e a de danos corporais e materiais a terceiros (Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos – RCF-V), abrangendo o pagamento de custas judiciais. Além dessas garantias, podem ser acrescentadas as coberturas para acidentes pessoais de passageiros (APP) e também contra danos à carroceria blindada e aos objetos transportados, entre outros benefícios. Esse seguro considera muitos aspectos na sua contratação, como a quantidade de veículos, histórico de sinistros, características do grupo segurado, região de circulação e forma de cobrança.

Quais são os tipos de seguro para frotas?      

Há duas modalidades de contratação de um seguro para frota: por grupos de afinidade ou apólices coletivas. Grupos de afinidade são representados por um empregador ou associação constituída, reunindo empregados de uma mesma empresa, por exemplo. O empregador pode incluir seus próprios automóveis e, em alguns casos, os dependentes dos associados são aceitos na mesma apólice. A seguradora emite certificados individuais de seguro para todos os integrantes do grupo e o pagamento de cada seguro é independente. No caso das apólices coletivas, existe um único proprietário (pessoa física ou jurídica), para cujo CPF ou CNPJ é emitida uma única apólice, com cobrança unificada. O contratante pode incluir veículos próprios, alugados ou arrendados, mesmo os que venha a utilizar durante a vigência do seguro.

Quantos carros caracterizam uma frota?                                                            

A partir de um conjunto de dois veículos pode ser contratado um seguro automóvel frota, por uma única pessoa jurídica ou física. Pode haver exigência de um número mínimo de veículos para a contratação, conforme a seguradora. Algumas consideram um grupo de quatro veículos como uma frota, outras consideram apenas a partir de cinco ou seis bens segurados.

Quais são os benefícios de contratar o seguro de frotas?
Contratar seguro de frota é vantajoso em função da economia, já que o custo da apólice é cobrado uma única vez, ao invés de incidir sobre cada veículo. O risco é calculado de forma ampla e as seguradoras disputam clientes no mercado, oferecendo descontos para as empresas. Há ainda o ganho o adicional de poder incluir veículos de dependentes e familiares no conjunto segurado.