O tipo de cobertura básica oferecida pelos seguros de automóvel é a compreensiva, que inclui os riscos de colisão, incêndio, roubo ou furto. Pode incluir danos a terceiros e a passageiros do veículo em caso de acidente. Sua extensão vai depender do tipo de seguro contratado, se ele prevê indenização integral, pode basear-se no valor de mercado referenciado ou ter valor determinado. A cobertura para riscos de danos a terceiros é a Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos, que garante o reembolso de indenizações que você seja obrigado a pagar devido a danos causados a outras pessoas ou a proprietários de bens materiais. Prevê também o pagamento de advogado e custas judiciais. Coberturas adicionais podem ser combinadas de acordo com a oferta e interesse do segurado, incluindo proteção aos vidros (cobertura de danos aos vidros, lanternas, faróis e retrovisores), carro extra (locação por tempo determinado em caso de sinistro com o automóvel) e assistência 24 horas.

seguro-automovel

COBERTURAS BÁSICAS

A cobertura compreensiva constitui a base das propostas de seguro de automóveis. Ela atende a dano parcial ou integral ao veículo por colisão, incêndio ou roubo/furto. Inclui abalroamento, capotagem ou derrapagem, dano causado por carga transportada; dano causado quando o veículo estiver sendo transportado; ato danoso praticado por terceiros; alagamento, enchente e inundação; ressaca, vendaval, granizo e terremoto; raio; incêndio ou explosão. Prevê reembolso dos valores reclamados por terceiros que tenham sofrido danos materiais e corporais (morte ou invalidez) ou que tenham contraído despesas médicas e hospitalares em razão de acidente. Também cobre danos corporais causados aos passageiros em razão de acidente de trânsito envolvendo o veículo segurado.

COBERTURAS ADICIONAIS

Coberturas adicionais oferecem reparo ou reposição dos vidros laterais, traseiro e para-brisa, em caso de quebra, trinca ou qualquer dano. Algumas seguradoras oferecem também cobertura para faróis, lanternas e retrovisores (lente, espelho e carcaça). Podem garantir locação de veículo por 7, 15 e até 30 dias, em caso de sinistro com o automóvel segurado. Se o veículo usar gás combustível, pode contratar a cobertura Kit Gás, para o caso de um acidente atingir o equipamento, ou em caso de furto ou roubo (para garantir essa cobertura, caso o equipamento não seja original de fábrica é preciso comprovar que a conversão foi feita legalmente).

BENEFÍCIOS OFERECIDOS PELAS SEGURADORAS

As seguradoras costumam agregar outros benefícios às garantias adicionais, como a assistência 24 horas, que com algumas variações oferecem serviços como socorro mecânico, reboque para resgatar veículo de acidente, pane mecânica ou elétrica, remoção médica, despachante, chaveiro, eletricista, troca de pneus e até mesmo motorista substituto, quando o condutor fica impossibilitado de dirigir. Quem utiliza o automóvel para trabalhar (táxi ou serviço de aplicativo), pode contratar cobertura de lucros cessantes. Se houver acidente ou roubo do automóvel, o segurado receberá diárias pelos dias em que não trabalhou, enquanto seu carro estiver em conserto, ou até que a indenização seja paga. Na apólice estão definidos o valor de cada diária e o limite máximo de dias indenizáveis